Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2023-05-05 às 18h02

Declaração do Ministro da Saúde sobre o fim da emergência global de Covid-19

O anúncio do fim da pandemia de Covid-19 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), reveste-se de elevado simbolismo, representa uma vitória da perseverança sobre a hesitação, da ciência sobre o desconhecido, da solidariedade sobre o egoísmo e da comunidade sobre o individualismo.

Os portugueses demonstraram uma enorme capacidade de adaptação, acolheram as orientações sanitárias e aderiram fortemente à vacinação. Os trabalhadores dos setores essenciais mantiveram-se ao serviço, as autarquias e as instituições sociais disseram "presente". O Governo agiu para proteger as pessoas e a economia.

Ao longo de três anos, a sociedade portuguesa esteve unida em torno de um grande desafio: conciliar a luta contra a pandemia de Covid-19 com a preservação do nosso quotidiano.

Importa evocar os milhares de profissionais de saúde que, num período tão exigente, assumiram um compromisso com a saúde dos portugueses. O Ministério da Saúde agradece a cada um dos profissionais e equipas que, nas diversas áreas, prestaram um serviço público irrepreensível, com sacrifício pessoal, durante as diferentes fases da pandemia de Covid-19. Endereço também uma palavra sentida aos que sofreram com a Covid-19 e aos que perderam entes queridos em tempos de pandemia.

É essencial agora preservar as lições aprendidas, o conhecimento e o espírito de colaboração adquiridos durante este período tão desafiante. Estes ensinamentos são essenciais para continuar o trabalho de fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde e da Saúde Pública, cumprindo a missão de proteger e promover a Saúde das pessoas.

Tags: coronavírus