Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Documentos

2022-05-19 às 11h39

Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking nos Territórios do Interior

O Ministério da Coesão Territorial tem implementado a Rede «Teletrabalho no Interior: Vida Local, Trabalho Global» - Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho ou Coworking nos territórios do Interior, envolvendo as CCDR, as CIM e as Câmaras Municipais, com a colaboração dos Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança e Social (através do IEFP, I.P.) e da Presidência do Conselho de Ministros (através da DGAEP). A rede disponibiliza espaços a todos os cidadãos que estejam a trabalhar em regime de teletrabalho, por conta própria ou por conta de outrem, qualquer que seja a sua entidade patronal, pública ou privada. Empresas também já se associaram à Rede através de «Carta de Compromisso».

Esta medida está alinhada com os desafios estratégicos do Programa do XXIII Governo e do atual ciclo político, em convergência com os desígnios atuais da União Europeia – combater as alterações climáticas, contribuir para a descarbonização, responder ao desafio demográfico, construir a sociedade digital e reduzir as desigualdades. O teletrabalho assume particular importância nos territórios do Interior e representa uma grande vantagem do ponto de vista da redução das assimetrias geográficas de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões e entre os cidadãos. Ao mesmo tempo, contribui para reduzir a concentração populacional nas grandes cidades, assumindo relevância no cumprimento das metas ecológicas, já que reduz a necessidade de viagens e a consequente pegada carbónica, e estimula os índices de bem-estar social e familiar, ao permitir uma muito melhor conjugação da vida familiar e profissional. 

A ambição é contribuir para um país mais coeso, mais inclusivo e mais competitivo, condições essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade do país. 
 
Consulte o folheto informativo sobre a Rede