Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Documentos

2023-11-04 às 18h29

Dados trimestrais de crimes de violência doméstica – 3.º Trimestre de 2023

Estão publicados, no Portal da Violência Doméstica, os Indicadores Estatísticos relativos aos crimes cometidos em contexto de violência doméstica e homicídios voluntários em contexto de Violência Doméstica, respeitantes ao período de julho a setembro de 2023.

Foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 1478 pessoas, sendo 50,1% mulheres, 48,6% crianças e 1,3% homens. No período homólogo de 2022, o número de pessoas acolhidas foi de 1577. Apesar desta diminuição face ao período homólogo anterior, verificou-se uma subida de 3,8pp no número de crianças acolhidas em 2023.

Foram transportadas 317 vítimas e 5110 pessoas foram abrangidas pela medida de proteção por teleassistência, no âmbito do crime de violência doméstica.

Registaram-se 8443 ocorrências participadas à PSP ou à GNR. 

Foram aplicadas 1211 medidas de coação de afastamento a agressores pelo crime de Violência Doméstica (das quais 77% com recurso a vigilância eletrónica) e integradas 2616 pessoas em programas para agressores.

Registaram-se 4 vítimas de homicídio voluntário em contexto de Violência Doméstica (3 mulheres e 1 homem). Desde o início do ano de 2023, registam-se 18 vítimas (14 mulheres, 3 homem e 1 criança).

Os dados relativos a crimes cometidos em contexto de violência doméstica e homicídios voluntários em contexto de Violência Doméstica, são recolhidos pela Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, entidade coordenadora da RNAVVD – Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

 Os indicadores estatísticos podem ser consultados através do link https://www.cig.gov.pt/area-portal-da-violencia/portal-violencia-domestica/indicadores-estatisticos/