Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-29 às 18h40

Secretário de Estado do Ensino Superior na apresentação do Observatório para o Sucesso Académico do Instituto Politécnico de Leiria

A apresentação pública do Observatório para o Sucesso Académico (OPSA) do Instituto Politécnico de Leiria, acontece esta terça-feira, dia 30 de maio, e conta com a intervenção do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, na conferência inaugural sob o tema «Ensino Superior e Sucesso Académico: Que desafios se colocam às instituições de ensino superior»", a partir das 14 horas, no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Leiria. 

O Observatório para o Sucesso Académico (OPSA) foi criado pelo IPL para promover o sucesso escolar e reduzir o abandono entre os estudantes do Politécnico, através de uma estratégia integrada, holística e inclusiva que envolva toda a comunidade escolar. 

O projeto permitirá aferir as caraterísticas dos estudantes e dos seus percursos de formação fundamentais para a promoção de práticas educativas de maior qualidade e de formas de vida académica mais adequadas, integradas e inclusivas com vista ao desenvolvimento integral dos estudantes.
 
O projeto insere-se no âmbito do Programa do Governo de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, tendo sido financiado na 1.ª fase deste programa, a qual apoia 24 projetos institucionais num montante de cerca de 6,6 milhões de €. A este valor acrescerá a 2.ª fase de financiamento deste programa, lançada na passada sexta-feira, para as regiões de não convergência, com mais 4 milhões de euros. 

Esta medida vem fortalecer o compromisso do MCTES de promover a qualidade do ensino superior, nomeadamente através de estímulos ao desenvolvimento mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso.