Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-25 às 19h16

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita Bordéus e Paris

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, realiza uma deslocação junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes em Bordéus e Paris.
 
A visita, que decorre entre os dias 26 e 28 de maio, integra contactos com autoridades locais bem como encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa, prestando homenagem à língua e à cultura portuguesa. 

O Secretário de Estado marcará presença na abertura oficial da 11.ª edição da «Marché Portugais de Cenon» e na 47.ª Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault, participando ainda na «Journée du Portugal» organizada pelo Consulado-Geral em Bordéus. 
 
A agenda de trabalhos contempla também a entrega de tablets do Programa de Digitalização do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) com fundos do PRR, destinados a alunos, professores e leitores.
 
Levando na bagagem a divulgação do BUPI – Balcão Único do Prédio, bem como uma campanha de divulgação junto da diáspora dos registos civil, predial e comercial, o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, junta-se ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em Paris, na reunião com a Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa e empresários portugueses, bem como na Festa Franco-Portuguesa de Pontault-Combault.
 
A visita enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado «Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas», com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.