Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-06-28 às 19h10

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas em Estrasburgo

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Paulo Cafôfo, realiza uma visita às comunidades portuguesas e lusodescendentes em Estrasburgo.
 
A deslocação, que decorre entre os dias 29 e 30 de junho, integra a inauguração da Delegação da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa na região, bem como contactos com autoridades locais e encontros com organizações associativas, empresários e demais membros da comunidade portuguesa.
 
A agenda de trabalhos contempla visita a alunos e professores da Seção Portuguesa de um colégio internacional, a uma empresa promovida por portugueses, reconhecida na França pelas suas boas práticas de restauro amigas do ambiente, tal como a duas associações, uma das quais de cariz desportivo e a outra com um papel de relevo como ponto de encontro da comunidade local.
 
Destaca-se ainda o lançamento do projeto-piloto do ensino à distância da língua portuguesa, que será anunciado no Collège International Vauban. Trata-se de uma resposta à situação concreta de dispersão de alunos nas zonas de Bordéus e Estrasburgo, que assim poderão beneficiar do ensino do português com recurso à digitalização.
 
A deslocação enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado «Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas», com o objetivo de reforçar laços, aproximando os portugueses residentes no estrangeiro ao nosso país e, simultaneamente, contribuir para uma visão atual da nossa diáspora.