Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-11-05 às 11h53

Secretário de Estado da Internacionalização desloca-se à Noruega e à Finlândia

O Secretário de Estado da Internacionalização (SEI), Bernardo Ivo Cruz, desloca-se à Noruega e à Finlândia, para um conjunto de iniciativas que passam por encontros políticos e com empresas, por seminários de incentivo ao investimento e comércio entre estes países nórdicos e Portugal, bem como pela inauguração dos novos escritórios da AICEP em Oslo e em Helsínquia, entre outros momentos. A deslocação decorre de segunda a sexta-feira, 07 a 11 de novembro.

A visita arranca na segunda-feira com o primeiro dos encontros políticos, designadamente com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros norueguês, seguindo-se uma reunião com a administração da Export Finance Norway (Eksfin), a entidade governamental responsável por financiar as exportações daquele país. O SEI reunir-se-á ainda com o Secretário de Estado responsável pelo setor das Pescas e com o Secretário de Estado responsável pelo setor do Comércio noruegueses, ambos na terça-feira.

Já na Finlândia, o SEI reúne-se com o Ministro da Economia, na quinta-feira, e na sexta-feira, com o Ministro para o Desenvolvimento da Cooperação e Negócios Estrangeiros e com a Subsecretária de Estado do Comércio Internacional.

Em Oslo e em Helsínquia, o Secretário de Estado Bernardo Ivo Cruz tem agendadas diversas reuniões com empresas de diferentes setores. Junto das empresas norueguesas, nomeadamente dos setores das baterias, dos fertilizantes, do hidrogénio, da captura e armazenamento de carbono, das energias renováveis e do offshore wind, o objetivo é apresentar Portugal como possível parceiro e destino de investimento. Já na Finlândia, o SEI visita a Nokia e a Incubadora Maria 01, para potenciar a ligação entre os ecossistemas empreendedores portugueses e finlandeses.

Além das visitas às empresas, o SEI manterá encontros com várias confederações e associações empresariais e industriais, bem como com fundos de investimento dos dois países.

Esta deslocação acontece por ocasião da realização, em Oslo, na terça-feira, do Seminário EEA Grants Portugal-Norway subordinado ao tema "Um oceano de oportunidades para cooperação na área dos negócios", no qual o Secretário de Estado Bernardo Ivo Cruz participa na sessão de encerramento, com o objetivo de estreitar as relações entre empresas portuguesas e norueguesas. Os EEA Grants são um fundo de cooperação e financiamento de parcerias com alguns países europeus, que junta a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, com o objetivo de reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa, reforçando as relações bilaterais com os Estados beneficiários, como é o caso de Portugal.

O Secretário de Estado da Internacionalização aproveita ainda esta deslocação a Oslo e a Helsínquia para inaugurar mais dois escritórios da AICEP. A rede externa da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal vai, assim, aumentar, passando a dispor de novas instalações nas capitais destes dois países nórdicos, parceiros estratégicos de Portugal, nomeadamente para a área económica e de negócios.

Consulte o programa