Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-10-13 às 15h41

Revive: Lançado concurso para a requalificação de 8 antigas Estações Ferroviárias

1. São hoje lançados novos concursos para atribuição dos direitos de exploração, sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, relativos a 8 antigas estações ferroviárias, todas localizadas no Alentejo.

2. Estas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos.

3. Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 12 de setembro de 2024.

No âmbito do Protocolo celebrado entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património, são hoje lançados, em Alcácer do Sal, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, novos concursos para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário, relativos às seguintes 8 estações, todas localizadas no Alentejo: 

«Estação de Baleizão», Beja; «Estação de Quintos», Beja; «Estação da Ponte do Guadiana», Beja; «Estação de Casével», Castro Verde; «Estação de Pias», Serpa; «Estação de Serpa/Brinches», Serpa; «Estação de Pavia», Mora; «Estação do Cabeção», Mora.

Estas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos, ficando sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território.

Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 12 de setembro de 2024.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, "o Revive Natureza constitui uma oportunidade para que estas estações e outros imóveis, devolutos há décadas, sejam objeto de requalificação". Nuno Fazenda, acrescenta ainda que "este é um importante instrumento de valorização do património edificado e natural, revitalizando, através do turismo, património público abandonado e em degradação."
Áreas:
Economia e Mar