1. Procedimento permitirá constituir reservas de recrutamento para a carreira geral de técnico
superior.
2. O recrutamento centralizado terá periodicidade anual, promovendo o rejuvenescimento e
qualificação da Administração Pública.
Será lançado no próximo dia 20 de outubro um procedimento concursal centralizado que visa
a contratação futura de 1.000 novos técnicos superiores para suprir as necessidades dos
serviços da Administração Pública.
Em linha com o compromisso assumido de rejuvenescimento e capacitação da
Administração Pública, o procedimento concursal centralizado será realizado anualmente, de
acordo com as necessidades sinalizadas pelos serviços, procurando atrair recursos humanos
qualificados e revitalizar o corpo técnico da Administração Pública.
Este procedimento permite a constituição de reservas de recrutamento para determinados
perfis profissionais transversais a todas as áreas da Administração Pública (que podem ser consultados no site
https://www.empregopublico.gov.pt/), transversais a todas as áreas da Administração Pública, que no caso do concurso de 2023
integram as áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento,
controlo e avaliação de políticas públicas.
A candidatura será feita exclusivamente online, no portal do Emprego Público, permitindo aos
interessados, através da apresentação de uma única candidatura, concorrer a vários postos
de trabalho em diferentes órgãos e serviços.
As reservas de recrutamento podem ser utilizadas para a contratação de trabalhadores na
modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado ou a
termo resolutivo, desde que os candidatos manifestem disponibilidade para ocupar esses
postos de trabalho.
Procurando estimular a participação de jovens recém-licenciados nos processos de
recrutamento da Administração Pública, os concursos centralizados serão lançados
anualmente após ser recolhida a informação relativa as necessidades dos serviços e
conclusão do ano letivo.