Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-30 às 16h08

Projetos na indústria 4.0 vão ter apoio de 60 milhões de euros

1. Aviso de abertura de concurso desta nova medida, que resultou da reprogramação do PRR, foi publicado hoje pelo IAPMEI.

2. Projetos terão de demonstrar a aplicação de tecnologias digitais avançadas, designadamente soluções de inteligência artificial, computação avançada, robótica colaborativa e cognitiva, internet das coisas e manufatura aditiva, entre outras.

3. Período para apresentar candidaturas decorre até ao dia 20 de dezembro.

O IAPMEI publicou o Aviso de abertura de concurso para investimentos no âmbito da Componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência — «Empresas 4.0» - com uma dotação global de 60 milhões de euros.

Esta é uma nova medida que resultou da reprogramação do PRR e visa apoiar projetos de investimento para a implementação integrada de soluções tecnológicas de indústria 4.0 em processos industriais.

Em causa estão projetos que demonstrem a aplicação de tecnologias digitais avançadas na transformação de processos ou operações industriais pré-existentes, como designadamente soluções de inteligência Artificial, ciência dos dados, computação avançada, representações digitais, modelação virtual (gémeos digitais), simulação industrial, realidades aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos industriais.

Robótica colaborativa e cognitiva, interface homem-máquina, sistemas de ciberfísica, sensores, computação em nuvem, internet das coisas, e manufatura aditiva aplicada à produção são outras das soluções que podem ser apoiadas no âmbito deste aviso.

O período para a receção de candidaturas decorrerá até ao dia 20 de dezembro e a seleção dos projetos seguirá um processo de decisão simplificado.

O Aviso pode ser consultado aqui.
Áreas:
Economia e Mar