Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-03-15 às 12h42

Programa Nacional de Regadios | Autorizado investimento de mais de 88M€ no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz

1. Projeto beneficia uma área de cerca de 10 273 hectares situados no distrito de Évora, nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora e Viana do Alentejo. 

 2. Investimento assume importância estratégica decisiva, pois garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água, em quantidade e qualidade adequadas às várias atividades económicas que dela dependem". 

O Governo autorizou um investimento superior a 88M€ no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivos blocos. Este projeto, inserido no Programa Nacional de Regadios, beneficia uma área de cerca de 10 273 hectares situados no distrito de Évora, nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora e Viana do Alentejo. 

O projeto de Reguengos, além do reforço da capacidade de adução dos sifões Álamos Loureiro, inclui o circuito hidráulico de Reguengos, o qual tem início numa derivação a realizar numa das condutas do Sistema Adutor Álamos-Loureiro, responsável pela interligação entre as barragens dos Álamos e a barragem do Loureiro. Este circuito hidráulico também terá impacto no transporte de volumes de água para reforço do Perímetro de Rega da Vigia e da barragem da Vigia, origem de água para abastecimento público. 

Considera-se que este investimento "assume uma importância estratégica decisiva, pois garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água, em quantidade e qualidade adequadas às várias atividades económicas que dela dependem". 

Este projeto integra ainda uma segunda fase, para construção do Bloco de Reguengos, a qual também está prevista no Programa Nacional de Regadios.