Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-02-23 às 14h50

Príncipe Rahim Aga Khan visita o Museu do Tesouro Real a convite do Ministro da Cultura

O Príncipe Rahim Aga Khan, filho de Sua Alteza o Aga Khan, visita amanhã, 24 de fevereiro, às 15:00, o Museu do Tesouro Real, no Palácio Nacional da Ajuda, acompanhado pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e pela Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Esta visita surge no momento em que já se encontra exposta ao público a salva de prata do século XVI adquirida para o Museu do Tesouro Real em dezembro último, com o generoso apoio mecenático de 250 mil euros proveniente da Imamat Ismaili, entidade liderada por Sua Alteza o Aga Khan. 

A aquisição da salva, no montante global de 930 mil euros, insere-se numa nova linha de ação política do Ministério da Cultura que prioriza o reforço das coleções nacionais. Neste contexto foi criada a Comissão para Aquisição de Obras de Arte para os Museus e Palácios Nacionais, com uma dotação de dois milhões de euros em 2023.

A estrutura, enquadrada na Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e com financiamento do Orçamento do Estado, terá por missão «propor ao Estado a aquisição de bens culturais de excecional relevância patrimonial, considerados fundamentais para as coleções dos museus e palácios nacionais». 

Recorde-se que em dezembro de 2022, e já no âmbito deste eixo político, o Ministério da Cultura, através da DGPC, adquiriu sete obras para os Museus e Palácios Nacionais, num montante global de 1,4 milhões de euros.

Tags: arte, museus
Áreas:
Cultura