Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-10-06 às 13h03

Portuguesa Ana Santos Pinto preside a grupo de peritos da NATO

1. Professora Ana Santos Pinto vai presidir ao grupo de peritos independentes que irá apoiar a Aliança na revisão da sua abordagem à Vizinhança Sul; 

2. É a primeira vez que personalidade portuguesa lidera grupo desta natureza na NATO; 

3. O grupo integrará personalidades de mais dez países aliados. 

O Governo português congratula-se pela designação da Professora Ana Santos Pinto para a presidência do grupo de peritos da Aliança Atlântica sobre o flanco Sul, sendo esta a primeira vez que uma personalidade portuguesa preside a um grupo desta natureza na NATO. 

Na Cimeira de Vilnius, os Chefes de Estado e de Governo mandataram o Conselho do Atlântico Norte para conduzir uma reflexão abrangente sobre as ameaças e desafios, bem como sobre as oportunidades para o reforço da cooperação com parceiros no flanco sul da Aliança. O objetivo é apresentar um conjunto de propostas concretas para aprovação de uma nova abordagem à região na próxima Cimeira, que deverá ter lugar em Washington em julho de 2024, por ocasião do 75.º aniversário NATO.

Ana Santos Pinto acaba de ser designada, pelo Secretário-Geral da NATO, para presidir ao grupo de peritos independentes que irá apoiar a Aliança na revisão da sua abordagem à Vizinhança Sul.

O facto de Portugal ter sido um dos principais países impulsionadores desta iniciativa no quadro da NATO, aliado ao percurso académico e profissional, muito completo e multifacetado, contribuíram para que tenha sido a candidata nacional a escolhida para presidir a este grupo, entre os diversos candidatos dos 31 países aliados. 

O grupo de peritos independentes irá preparar um relatório a submeter ao Secretário-Geral, até abril de 2024, antes da reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO. O documento orientará o debate dos aliados sobre a evolução do seu relacionamento com a Vizinhança Sul, tendo em conta as recomendações concretas para uma nova abordagem da Aliança a esta região.

O grupo presidido pela Professora Ana Santos Pinto integrará personalidades de mais dez países aliados - Alemanha, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Grécia, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia.
Tags: NATO