Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-05-25 às 14h14

Portugal volta a ter lugar de destaque na Organização Mundial de Saúde Animal

Susana Guedes Pombo, Diretora Geral de Alimentação e Veterinária foi eleita esta manhã em Paris, na reunião da 90.ª sessão da Assembleia Geral de Delegados, Vice-Presidente do Conselho da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
 
As próximas eleições irão ocorrer em maio de 2024.
 
A Organização Mundial de Saúde Animal, conhecida anteriormente como OIE (Office International des Epizooties), é uma organização intergovernamental responsável pela promoção da saúde animal ao nível mundial, que nasceu da necessidade emergente de conjugar esforços, a nível global, para a prevenção das doenças dos animais, bem como seus impactos na saúde das populações. 
 
Esta necessidade desencadeou o desenvolvimento de negociações através dos canais diplomáticos de vários países que resultou na assinatura de um Acordo internacional, celebrado em 25 de janeiro 1924. Portugal foi um dos 17 membros fundadores que subscreveu o Acordo Internacional que fundou esta organização. 
 
Atualmente, a organização conta com um total de 182 países membros e mantem relações com cerca de 75 organizações internacionais e regionais, estando representada ao nível regional e sub-regional em todos os continentes, o que é revelador da sua importância no âmbito da sanidade animal ao nível mundial. 
 
Portugal, como membro fundador da organização tem acompanhado há quase um século a consolidação do estatuto internacional da OMSA. A correta aplicação das normas emanadas pela OMSA pelos serviços veterinários portugueses, associada à aplicação da rigorosa regulamentação comunitária, tem permitido ao nosso país o reconhecimento internacional das garantias de segurança sanitária que oferecem os animais produzidos no nosso país, bem como dos seus produtos. 
 
Feliz por esta nomeação, a Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, reconhece que a proposta para assumir este cargo está assente no trabalho bem sucedido no primeiro semestre de 2021, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, bem como no desempenho nas posições que  tem vindo a assumir em fóruns internacionais, estando bem ciente da responsabilidade acrescida que é o exercício desta função em tão importante organização intergovernamental.