Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-01-20 às 18h49

Portugal com menos 300 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social

De acordo com os dados publicados hoje pelo INE, o número de pessoas em risco de pobreza diminuiu em 2021, registando-se agora uma taxa de 16,4%, menos dois pontos percentuais do que em 2020. Trata-se da maior redução de sempre da taxa de risco de pobreza.
 
Também a taxa de pobreza e exclusão social (indicador Europa 2030) atingiu o valor mais baixo deste indicador em Portugal, com menos 300 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social face a 2021. Quando comparado com 2015, são menos 734 mil pessoas nesta situação.
 
«Estes são números históricos do ponto de vista da capacidade coletiva de redução da pobreza em Portugal e que refletem o facto de conseguirmos ter retomado a trajetória positiva de melhoria dos rendimentos, condições de vida e acima de tudo do combate à pobreza, depois do ano difícil que tivemos durante a pandemia», destaca a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
 
O Governo assinalada como positivos os resultados e reforça o compromisso assumido para atingir as metas definidas na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza para 2030, alinhada com a Estratégia Europeia e Pilar Europeu dos Direitos Sociais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de redução da taxa de pobreza para 10% e redução para metade da pobreza infantil e dos trabalhadores.
 
«A implementação de políticas públicas fortes, direcionadas ao investimento social, mas também à valorização dos rendimentos do trabalho são determinantes para o combate à pobreza. Este tem sido o nosso foco, com a implementação de medidas estruturais, nomeadamente no âmbito da agenda do trabalho digno, do acordo de rendimentos e competitividade para a valorização dos salários e do reforço das políticas públicas sociais direcionadas aos públicos mais vulneráveis», afirma Ana Mendes Godinho.

Tags: pobreza