Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-11-30 às 16h11

Portugal acolhe eventos da CPLP na Juventude e no Desporto

1. Portugal vai acolher em 2024 a XV Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a X Bienal de Jovens Criadores da CPLP e o II Parlamento Juvenil da CPLP.

2. Decisão foi hoje tomada na Conferência de Ministros da Juventude de Desporto da CPLP, que decorre em Luanda, Angola, e na qual participa o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

EVENTOS VÃO DECORRER EM PORTUGAL EM 2024

Portugal vai acolher em 2024 a XV Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a X Bienal de Jovens Criadores da CPLP e o II Parlamento Juvenil da CPLP.

A decisão foi hoje tomada na Conferência de Ministros da Juventude de Desporto da CPLP, que decorre em Luanda, Angola, e na qual participa o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, em representação da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que tem a tutela do Desporto e da Juventude.

A Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP foi instituída como espaço de cooperação, concertação, definição e realização de ações conjuntas, com natureza deliberativa.

Esta Conferência anual tem como atos fundacionais a primeira reunião multilateral de responsáveis governamentais pela área do Desporto, realizada em Lisboa, em 1990, e a primeira Cimeira de Ministros da Juventude dos Países de Língua Portuguesa, realizada também em Lisboa, em 1996.

A criação, em 2007, da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto constituiu um marco importante para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros.

A Conferência instituiu como atividades-âncora os Jogos Desportivos da CPLP e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP. Já o Parlamento Juvenil, que irá para a sua segunda edição, deverá realizar-se nas instalações parlamentares do país-anfitrião.