Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-12-07 às 10h55

Porto Business School junta-se à Nova SBE e ISEG para descentralizar e alargar formação para dirigentes e gestores de projeto da Justiça na área da inovação

1. A primeira edição do LAB Justiça permitiu capacitar e certificar cerca de 100 trabalhadores de 18 organismos e entidades tuteladas pela Justiça. A integração da Porto Business School permite descentralizar a formação. 

2. Somando a formação realizada e prevista, foram mais de 5 mil os trabalhadores dos organismos e entidades tuteladas pela justiça, receberam ou vão receber formação, entre 2023 e 2024. 

3. O LAB Justiça é financiado pelo PRR, que prevê um investimento de 4,9 milhões de euros para o Centro de Competências para a Inovação e Transformação Digital (Hub Justiça).

NOVA EDIÇÃO DO LABJUSTIÇA VAI PERMITIR FORMAR MAIS MEIA CENTENA DE TRABALHADORES 

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) assinou hoje um protocolo com a Nova SBE, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Porto Business School (PBS), para dar continuidade ao LAB Justiça, assegurando a 2ª edição do programa de inovação e liderança pensado para os dirigentes e gestores de projeto da esfera da Justiça

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar nas instalações da mais recente parceira académica deste programa, a PBS, e contou com a participação da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares. 

A nova edição do LAB Justiça permitirá juntar aos cerca de 100 formandos que concluíram a 1ª edição, cerca de 50 novos trabalhadores de organismos e entidades tuteladas pela área governativa da Justiça. Com a integração da PBS será também possível descentralizar a formação, indo ao encontro dos formandos localizados na região Norte do país. Os conteúdos também foram alargados e ajustados, tendo em conta a avaliação feita pelos alunos da edição anterior. 

 As três instituições, que esta semana foram distinguidas no ranking internacional do Financial Times na formação em gestão, vão ainda desenvolver uma nova ação dirigida aos participantes da 1ª edição, designada por Deep Dive. Trata-se de um conjunto de sessões especializadas que permitirão aprofundar temas abordados na 1ª edição, bem como personalizar o percurso formativo dos participantes, incluindo um percurso formativo de mais 60 horas.

Além de responder à necessidade de alargar territorialmente o programa e abranger um maior número de formandos, a 2ª edição do LAB Justiça dá continuidade ao reforço das competências dos recursos humanos dos serviços da Justiça, no âmbito da gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança

O LAB Justiça insere-se no Programa de Competências para a Inovação na Justiça – Capacitar para Inovar – e na estratégia Govtech da Justiça e é financiado pelo PRR, que prevê um investimento de 4,9 milhões de euros para o Centro de Competências para a Inovação e Transformação Digital (Hub Justiça). 

Somando a formação realizada e prevista, foram mais de 5 mil os trabalhadores dos organismos e entidades tuteladas pela justiça, receberam ou vão receber formação, entre 2023 e 2024, incluindo outras iniciativas de formação como o BUPi Envolve (eBUPi), o Somos Registo (IRN) e o GeoRegis (IRN/eBUPi). 
Áreas:
Justiça