Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-11-23 às 18h43

Pagamentos a beneficiários do PRR ultrapassam os 3 mil milhões de euros

1. Pagamentos com aumento de cerca de 60% nos últimos seis meses.

2. As aprovações de investimentos totalizam 15,1 mil milhões de euros.

Os pagamentos aos beneficiários diretos e finais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram, esta semana, os 3 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de cerca de 60% nos últimos seis meses.

De acordo com o relatório de monitorização de 22 de novembro, as aprovações de investimentos totalizam 15,1 mil milhões de euros, correspondendo a 90 % da dotação contratualizada entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal e os beneficiários.

As empresas continuam a ser os beneficiários que mais pagamentos receberam desde o início do PRR, com um montante de 981 milhões de euros, a que corresponde 32% dos montantes pagos.

No que respeita aos pagamentos realizados, destacam se ainda as entidades públicas (784 milhões de euros), as empresas públicas (371 milhões de euros) e as escolas (269 milhões de euros). A restante verba foi distribuída entre autarquias e áreas metropolitanas (199 milhões de euros), famílias (155 milhões de euros), instituições de ensino superior (147 milhões de euros), instituições da economia solidária e social (70 milhões de euros) e instituições do sistema científico e tecnológico (61 milhões de euros).

Por domínio de intervenção, os apoios ao investimento e inovação apresentam o maior volume de pagamentos recebidos, com 798 milhões de euros, seguidos dos apoios à habitação (285 milhões de euros), à transição digital das escolas (283 milhões de euros), ao reforço de competências e qualificações (269 milhões de euros) e aos projetos de mobilidade sustentável e infraestruturas rodoviárias, no valor de 257 milhões de euros.

Neste momento, decorre o processo de contratualização dos novos investimentos definidos no âmbito da reprogramação do PRR, que se prevê que seja concluído nas próximas semanas, possibilitando o lançamento de concursos e avisos para a apresentação de novos projetos.

Refira-se ainda que o relatório de monitorização desta semana considera a informação atualizada decorrente da reprogramação do PRR aprovada a 17 de outubro, passando a ter uma dotação global de 22,2 mil milhões de euros.
Áreas:
Presidência