Saltar para conteúdo

Comunicados

2024-02-08 às 16h18

MNE na União Africana e em deslocação à Nigéria e ao Ruanda

1. MNE participa como orador em evento no âmbito do Conselho da União Africana, em Adis Abeba;
2. Em Abuja, numa visita sem precedentes ao país, o MNE acompanhado pela Secretária de Estado Ana Fontoura Gouveia;
3. Reuniões com homólogos e outras autoridades ruandesas em Kigali para alavancar cooperação bilateral e abordar temas da agenda regional.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, desloca-se nos próximos dias a diferentes países do continente africano, com uma agenda vasta que começa na Nigéria, passa pelo Ruanda, e termina na Etiópia, país sede da União Africana.

Na capital etíope, quarta e quinta-feira, decorre o 44.º Conselho Executivo da União Africana (UA), tendo Portugal sido convidado pelas autoridades das Comores, que assume neste momento a presidência rotativa, para participar no Diálogo Político de Alto Nível sobre Governança dos Oceanos e Economia Azul. O chefe da diplomacia portuguesa será orador neste evento coorganizado pelas Comores, Seychelles, Portugal e pela Africa-Europe Foundation, com o apoio da Comissão da União Africana, e que procurará reforçar a parceria entre África e Europa neste tema em que os dois continentes têm um interesse partilhado e um forte potencial a capitalizar.

À margem desta reunião que junta os Ministros dos Negócios Estrangeiros da UA, o MNE português reúne-se também, em Adis Abeba, com vários dos seus homólogos, bem como com o novo Secretário Executivo da UNECA e com o Comissário da União Africana para a Paz e Segurança, e com a Comissária da UA para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente.

Esta será, assim, uma oportunidade para reafirmar o compromisso de Portugal na cooperação com a União Africana nestes domínios, bem como no que toca à promoção da língua portuguesa.

A deslocação ao continente africano começa já amanhã na Nigéria, estando o Ministro João Gomes Cravinho acompanhado pela Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia. Trata-se de uma visita sem paralelo de um chefe da diplomacia portuguesa àquele país, dando particular destaque à transição verde como área de cooperação bilateral.

Os governantes reúnem-se com o Ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano, Yusuf Maitama Tuggar, e com o Ministro de Estado dos Assuntos Petrolíferos (Gás), Obongemem Ekperikpe Ekpo.

O encontro com o homólogo vai permitir fazer um balanço quanto ao estado das relações bilaterais e abordar a situação regional, incluindo no Sahel e no Golfo da Guiné, numa altura em que a Nigéria exerce a Presidência rotativa da CEDEAO. Os principais temas da agenda internacional e a participação de ambos os países no G20 serão outros dos assuntos em destaque.

Esta sexta-feira, em Abuja, o MNE português será ainda recebido pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Touray, com quem abordará a situação em vários países da África Ocidental e na região, desde logo no âmbito da paz e segurança, e a cooperação entre Portugal e esta organização sub-regional.

Em Abuja, o Ministro João Gomes Cravinho vai ainda encontrar-se com um conjunto de empresários portugueses que desenvolvem atividade naquele país.

A semana do chefe da diplomacia portuguesa arranca no Ruanda, com a reunião de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Vincent Biruta, durante a qual vão ser passados em revista os desenvolvimentos mais recentes na cooperação bilateral, que tem vindo a crescer em áreas como a energia, investimento e comércio ou ainda a segurança e defesa. Da agenda de trabalho, constam igualmente temas regionais e internacionais como a República Centro Africana, os Grandes Lagos e a situação em Cabo Delgado.

Na segunda-feira, o Ministro João Gomes Cravinho vai ainda manter encontros com demais autoridades do país e visitará projetos apoiados pela União Europeia no âmbito do Global Gateway e que contam com a participação de empresas portuguesas.