Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-01-12 às 17h37

MNE na posse do novo PR da Guatemala e em visita de trabalho ao Panamá

1. Na Guatemala, MNE português participa na cerimónia de posse do novo PR e reúne-se com homólogo guatemalteco; 

2. No Panamá, destaque para a reunião com a Ministra das Relações Exteriores.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, representa o Estado português na cerimónia de posse de César Bernardo Arévalo de León, como Presidente da República da Guatemala, e de Karin Herrera Aguilar, como Vice-Presidente do país. 

A cerimónia, que terá lugar este domingo na Cidade de Guatemala, contempla, entre outros momentos, os habituais cumprimentos oficiais e o juramento pelo novo Governo, bem como uma receção oferecida pelo novo Presidente. A presença do chefe da diplomacia portuguesa constitui uma demonstração do apoio de Portugal à transição democrática na Guatemala. 

O Ministro João Gomes Cravinho vai ainda reunir-se com o homólogo guatemalteco, Carlos Ramiro Martinez. Nesta que será a primeira ronda de reuniões do novo MNE, os dois ministros irão abordar temas de natureza bilateral e a colaboração no âmbito ibero-americano, bem como a situação atual nos planos regional e internacional. 

No âmbito desta deslocação à região, o MNE português estará na segunda-feira na Cidade do Panamá. Da agenda de trabalho, destaque para a reunião com a homóloga panamiana, Janaina Tewaney Mencomo. O reforço das relações económicas e o incremento das trocas comerciais, o potencial no reforço das ligações entre o canal do Panamá e o Porto de Sines, ou o potencial de cooperação em áreas como a cultura ou a educação serão alguns dos dossiers em cima da mesa.