Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-01 às 16h04

MNE desloca-se a Angola, Ruanda e Etiópia

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, preside à III Comissão Mista Intergovernamental Portugal-Angolai, que se realiza terça-feira em Luanda, tendo por objetivo promover um diálogo político interministerial sobre a evolução das relações bilaterais e acompanhar a implementação dos instrumentos assinados entre os dois países. Esta terceira reunião permitirá, em particular, intensificar os preparativos da deslocação oficial do Primeiro-Ministro António Costa a Angola, no próximo mês de junho.

Os grandes temas das agendas regional e internacional, a CPLP e a promoção da mobilidade entre os dois países estarão também na ordem de trabalhos desta reunião, na qual participam o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e o Secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

No âmbito desta deslocação a Luanda, o Ministro João Gomes Cravinho reúne-se com o seu homólogo, Téte António, e com o Ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, com os quais terá oportunidade de perspetivar os próximos passos no reforço das relações bilaterais, incluindo no plano económico.

A promoção das relações económicas e comerciais estará igualmente em destaque na deslocação oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros ao Ruanda. Acompanhado de uma comitiva empresarial portuguesa, o Ministro português e os empresários nacionais encontrar-se-ão com vários atores públicos e privados do tecido económico ruandês e irão conhecer, no terreno, projetos de empresas portuguesas no país. Esta visita pretende dar um novo ímpeto aos laços económicos entre Portugal e o Ruanda, com destaque para os domínios das infraestruturas e da energia.

Nesta visita oficial, que reflete a intensificação das relações de Portugal com os parceiros da África Oriental, o MNE português reunir-se-á com o homólogo ruandêsii, Vincent Biruta, na quinta-feira, com quem abordará as perspetivas de desenvolvimento dos laços bilaterais e trocará impressões sobre questões regionais e internacionais, como a situação na República Centro-Africana, em Moçambique e no Sudão. Serão ainda assinados alguns instrumentos nos setores da energia, internacionalização e formação diplomática. Em Kigali, nesse mesmo dia, o chefe da diplomacia portuguesa será recebido pelo Primeiro-Ministro, Édouard Ngirente.

Será precisamente na África Oriental que o MNE português concluirá esta semana de trabalho, assinalando o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em Adis Abeba, na Etiópia, o Ministro João Gomes Cravinho participa, sexta-feira, no Seminário "A presença da Língua Portuguesa nas organizações internacionais em África", organizado pelo grupo local de Embaixadores de Estados-Membros da CPLP, com o apoio da Comissão da União Africana. Oradores lusófonos e internacionais discutirão os desafios e oportunidades na promoção e afirmação da língua portuguesa na arquitetura multilateral africana e internacional.

Tal como sublinhou o MNE português, aquando desta efeméride há um ano, a existência deste Dia, consagrado pela UNESCO em 2019, "traduz bem o reconhecimento internacional do seu grande valor e potencial, assumindo-se como um dos maiores ativos estratégicos dos países que a partilham". Este ano o dia 5 de maio será valorizado pelo MNE "fora de portas" junto daqueles que partilham e promovem a língua portuguesa.