Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-07-01 às 12h32

Ministro dos Negócios Estrangeiros no Gana, na Costa do Marfim e no Burkina Faso

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, visita três países da África Ocidental. As relações bilaterais e as questões de segurança e defesa, bem como a reabertura da Embaixada de Portugal em Abidjan, mais de 20 anos após o seu encerramento, vão marcar a agenda de trabalho. A deslocação começa na segunda-feira no Gana, seguindo o MNE para a Costa do Marfim, terminando o périplo na quinta-feira no Burkina Faso.

Pela primeira vez num país africano tem lugar uma reunião em formato 2+2, juntando os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa de Portugal e do Gana. O Ministro João Gomes Cravinho e a Ministra Helena Carreiras reúnem-se com os seus homólogos ganeses, Shirley Ayorkor Botchwey e Dominic Nitiwul, uma oportunidade para discutir a situação no Sahel e no Golfo da Guiné, bem como para debater a cooperação regional e internacional, incluindo no plano bilateral, mas também no âmbito da União Europeia e das Nações Unidas.

Aproveitando a passagem pelo Gana do navio da Marinha Portuguesa NRP Setúbal, no quadro da missão Mar Aberto, os dois Ministros participam numa receção a bordo da embarcação. Esta missão constitui um exemplo do contributo português para a promoção da segurança marítima na região.

A deslocação ao Gana – que inclui uma visita ao Kofi Annan International Peacekeeping Training Centre (KAIPTC) – tem também como objetivo preparar a visita de Estado do Presidente da República ganês a Portugal, agendada para julho. O Presidente Nana Akufo-Addo receberá os Ministros em audiência durante a passagem por Acra.

O chefe da diplomacia portuguesa prossegue a sua deslocação com uma visita oficial à Costa do Marfim. Na quarta-feira, tem reunião agendada com a homóloga marfinense, Kandia Camara, e será recebido pelo Presidente da República, Alassane Ouattara. Os encontros têm como objetivo reforçar os laços bilaterais, através da intensificação do diálogo político, do incremento da dinâmica económica e comercial, bem como do aprofundamento da cooperação bilateral e multilateral. Terá ainda lugar uma visita à Universidade Félix Houphouët-Boigny para conhecer os esforços de promoção da língua portuguesa no ensino superior marfinense.

Em Abidjan, o MNE vai assinalar a reabertura da Embaixada de Portugal com membros da comunidade portuguesa, que podem agora beneficiar de um apoio mais próximo da rede diplomática portuguesa.

Atento o potencial económico do país, na Costa do Marfim (tal como no Gana), o Ministro João Gomes Cravinho estará em contacto com empresários portugueses e visita projetos empresariais em curso. Outro momento importante da agenda de trabalho em território marfinense será a visita ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), onde a implementação do Compacto Lusófono lançado por Portugal em parceria com esta instituição será um dos temas em destaque.

Esta deslocação em território africano termina no Burkina Faso onde, na quinta-feira à tarde, o MNE se encontra com a sua homóloga Olivia Rouamba. Depois de visitar dois países costeiros, em que a insegurança seja marítima ou terrestre ameaçam a estabilidade da região, o chefe da diplomacia estará em Ouagadougou para um diálogo com autoridades do país sobre a dinâmica atual no Sahel e, em especial, naquele país.