Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-30 às 9h16

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desloca-se aos Estados Unidos da América

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, desloca-se aos Estados Unidos da América, nos próximos dias 30 e 31 de maio, no âmbito da Exposição e Inauguração do Stand "Study & Research in Portugal" da 75ª edição da NAFSA que acontece no dia 30 de maio, às 11h00 (hora de Lisboa) no Walter E. Washington Convention Center.

A Associação de Educadores Internacionais (NAFSA) é a maior associação mundial dedicada à internacionalização da educação e intercâmbio internacional, na qual as instituições de ensino superior podem estabelecer e construir parcerias institucionais à medida, assim como traçar e desenvolver caminhos para um futuro inclusivo na educação internacional.

A Annual Conference & Expo 2023 tem, este ano, como grande tema «NAFSA aos 75 anos: Inspirando um futuro inclusivo» e decorrerá de 30 de maio a 2 de junho de 2023.

No âmbito da NAFSA, Elvira Fortunato fará uma visita à Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (National Academy of Sciences) e à Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation), uma oportunidade para também debater possíveis formas de colaboração, assim como as áreas temáticas de interesse mútuo, considerando os laços históricos entre os dois países e a forte cooperação já existente entre cientistas americanos e portugueses. Visitará ainda o Instituto Smithsonian, o maior complexo de museus e institutos de investigação do mundo.

Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção e a internacionalização do país, em domínios como a diplomacia científica, o turismo, a mobilidade, a economia, o património, a língua e a cultura.

A Ministra faz-se acompanhar pelo Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Francisco Santos.

Na edição 2023 da NAFSA Exposição e Conferência participam 28 organizações nacionais: Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação; Fulbright Comission em Portugal; FLAD (Fundação Luso-Americana - Para o Desenvolvimento); Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Ensinus Estudos Superiores, SA – ISG | Business & Economics School; ISCTE-University Institute of Lisbon; Instituto Superior Técnico; Instituto Superior de Economia e Gestão; Portugal Polytecnics; Politécnico de Beja; Politécnico do Cávado e do Ave; Politécnico de Coimbra; Politécnico de Leiria; Politécnico de Portalegre; Politécnico do Porto; Politécnico de Viana do Castelo; Politécnico de Lisboa; Study in Portugal Network (SiPN); Universidade do Algarve; Universidade de Aveiro; Universidade Católica Portuguesa; Universidade de Coimbra; Universidade Fernando Pessoa; Universidade Europeia e IPAM; Universidade de Évora; Universidade Lusíada; Universidade do Minho; Universidade do Porto; e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, no âmbito da iniciativa USA Portugal Campus, organiza em conjunto com a Fulbright e a FLAD a participação portuguesa com o pavilhão nacional Study&Research in Portugal.