Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-10 às 23h12

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acompanha Primeiro-Ministro deslocação à República da Coreia

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, acompanha o Primeiro-Ministro, António Costa, na deslocação à República da Coreia nos próximos dias 11 e 12 de abril. 

Elvira Fortunato participará no painel 2 «Automotive (Electric Mobility, Batteries) and Semiconductors: A New Strategic Cooperation» do Fórum de Negócios Portugal-Coreia do Sul, na próxima quarta-feira, dia 12 de abril, pelas 10h45* (hora de Lisboa). 

O Fórum de Negócios Portugal-Coreia do Sul tem como objetivo de fortalecer as relações institucionais no campo político, científico e empresarial. O programa inclui diversas visitas a unidades industriais do setor do ramo automóvel, da eletrónica e da energia, e em particular das energias renováveis e dos semicondutores. 

A visita servirá para aprofundar o relacionamento bilateral na ciência, na investigação e desenvolvimento (I&D), visando a captação de novos investimentos e a promoção de parcerias empresariais em áreas como os semicondutores. Servirá também para fortalecer as atuais parcerias com as instituições do ensino superior (IES) portuguesas que colaboram com instituições de ensino superior coreanas. 

Na terça-feira, dia 11 de abril, o programa compreende uma visita às empresas SK Hynix e à Samsung Eletronics, duas empresas coreanas, que são dois dos maiores produtores à escala global de semicondutores.

Será uma oportunidade para a ministra da Ciência, Elvira Fortunato reforçar e promover futuras sinergias, tendo em conta a posição estratégica portuguesa no competitivo mercado de semicondutores mundial, o qual oferece serviços de fabricação únicos na Europa, - no âmbito da estratégia de microeletrónica e semiconductores - e no fortalecimento da cooperação entre as IES portuguesas e coreanas.