1. Listas de candidatos admitidos ao concurso para conservadores e para oficiais de registo serão publicadas esta sexta-feira e até ao final da próxima semana, respetivamente.
2. Governo dá seguimento, sem interrupção, ao processo de reforço dos serviços, com a continuidade do recrutamento em janeiro do próximo ano.
3. Mais de três centenas de novos trabalhadores iniciarão formação até ao final de 2023.
Primeiro processo de recrutamento em 23 anos permitirá que os primeiros candidatos contactem com os serviços do registo até ao final do ano.
A lista de candidatos admitidos ao concurso para conservadores do registo será publicada esta sexta-feira, e, até final da próxima semana, será divulgada a lista de candidatos admitidos a concurso dos oficiais de registo. Dá-se assim por concluída a primeira fase do processo de recrutamento que vai permitir o ingresso de 240 novos oficiais de registo e 50 novos conservadores, até ao final de 2023, nas conservatórias de todo o país.
Este procedimento faz parte de um compromisso plurianual de contratação de novos trabalhadores para as carreiras especiais dos serviços do Registo e antecede um novo processo de recrutamento já em janeiro do próximo ano. Desta forma, o Governo dá seguimento, sem interrupção, ao processo de reforço dos serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a eficiência da reposta aos cidadãos e às empresas, em qualquer ponto do país.
O primeiro procedimento concursal aberto em 23 anos, recebeu um número total de 4.700 candidaturas, 2.533 candidatos para Oficial de Registos e 1.876 para Conservador de Registos no território continental. Registaram-se ainda 294 candidaturas a conservador para ingresso nos oito lugares propostos pela Direção Regional da Administração da Justiça para os serviços do Registo da Região Autónoma da Madeira.
A primeira fase de formação inicia-se até ao final do ano e vai conjugar a componente teórica com a componente de formação ‘on the job’, que permitirá aos novos oficiais de registo e conservadores contactarem com os novos sistemas e aplicações disponíveis nas conservatórias.
Somando-se as contratações em curso de 25 técnicos superiores no quadro do PRR e de assistentes técnicos no âmbito das parcerias estabelecidas com os municípios, o IRN vai integrar, ao longo deste ano, mais de três centenas de novos trabalhadores.