Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-03-21 às 10h31

Linha de Leixões volta a transportar passageiros em 2024

Volta a ser possível viajar de comboio na Linha de Leixões, 13 anos depois da interrupção do serviço.

Vão existir 6 paragens entre o Porto e Leça do Balio, duas delas novas, que servem o Hospital de São João e a Universidade do Porto.

A Linha de Leixões vai voltar a ter um serviço ferroviário de passageiros no decorrer deste ano. A Câmara Municipal de Matosinhos, a IP- Infraestruturas de Portugal e a CP- Comboios de Portugal chegaram a um entendimento para repor este serviço.

Numa primeira fase, o novo serviço de passageiros vai permitir viajar de comboio desde Ovar até Leça do Balio, passando pelo Estação de Campanhã (Porto). Desde aí existirão 6 estações/apeadeiros: Contumil, São Gemil, Hospital de São João (nova estação), São Mamede de Infesta, Arroteia (nova estação) e Leça do Balio.

A frequência dos comboios ainda está em estudo, mas, para já, está assegurada a frequência de um comboio por hora em cada sentido.

Numa segunda fase, serão realizados os estudos necessários para o prolongamento do serviço de passageiros até à zona de Leixões/Senhor de Matosinhos.

"Este é só o primeiro passo daquilo que a Linha de Leixões se pode tornar. Estão reunidas as condições para reativar o serviço de passageiros nesta linha e começar a incentivar procura. As três entidades que subscrevem este protocolo conseguem garantir as condições necessárias para o funcionamento deste serviço, que vai permitir fazer chegar o comboio a polos de grande procura, como é caso do Hospital de São João.

Como já foi feito na Linha do Leste e na Linha da Beira Baixa, voltamos a alargar a rede servida por comboios de passageiros."

Frederico Francisco,

Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas

A dinâmica do setor de transportes na Área Metropolitana do Porto está dependente da melhoria das condições de mobilidade, nomeadamente dos serviços de transportes coletivos de passageiros. Em simultâneo, é premente reduzir as emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes.

Têm sido públicos os apelos de várias empresas e instituições da Área Metropolitana do Porto para a reativação desde serviço, que foi interrompido em 2011. Com efeito, o novo serviço de passageiros vai servir várias empresas ali fixadas, bem como o Hospital de São João ou o polo universitário da Universidade do Porto. A implementação deste serviço constitui, por isso, uma mais-valia económica, social e ambiental para a Área Metropolitana do Porto.

O protocolo subscrito pela Câmara Municipal de Matosinhos, a IP- Infraestruturas de Portugal e a CP- Comboios de Portugal é assinado hoje, pelas 17h00, na Estação Ferroviária de São Mamede de Infesta