Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-11-25 às 17h01

José Azevedo Rodrigues será o novo presidente da Comissão de Normalização Contabilística

O Ministério das Finanças indicou José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues para presidente da Comissão de Normalização Contabilística (CNC), entrando em funções a 1 de dezembro. A designação do Conselho de Ministros foi publicada hoje em Diário da República.

A CNC é o organismo responsável pela emissão de normas, pareceres e recomendações contabilísticas, tanto no que diz respeito às entidades do setor empresarial como às entidades do setor público, os quais permitem assegurar procedimentos contabilísticos harmonizados com as normas europeias e internacionais. É a prossecução destes princípios que garante a qualidade do relato financeiro das entidades, indispensável para o acompanhamento fidedigno da realidade das diferentes instituições e segurança dos investidores.

A CNC é um organismo tecnicamente independente, no qual estão representadas, a nível nacional, as entidades públicas e privadas interessadas no domínio da contabilidade.

Nota biográfica de José Maria Monteiro Rodrigues:

José Maria Monteiro Rodrigues é licenciado em Finanças e mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia. É vice-presidente do conselho fiscal do Banco Caixa Geral de Angola, revisor oficial de contas e sócio da sociedade de profissionais «ABC – Azevedo Rodrigues, Batalha, Costa e Associados, SROC, Lda.» e membro da direção da Associação para a Transformação Digital do ISCTE.

Foi bastonário e presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, vogal não executivo do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos e vice-reitor no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa para a área financeira. Conta com vários livros publicados nas áreas de contabilidade, finanças e controlo de gestão.
Áreas:
Finanças