Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-15 às 15h33

Ivan van Kalmthout é o novo diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos

Na sequência de procedimento de seleção internacional lançado pelo OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E. - o júri designado indicou para a direção artística do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) Ivan van Kalmthout, de nacionalidade holandesa, para um mandato com início a 1 de julho de 2023 e termo a 30 de junho de 2027.

Apesar da qualidade das cinco candidaturas que passaram à última fase do processo de seleção – entrevistas presenciais realizadas nos dias 2 e 4 de maio em Lisboa – Ivan van Kalmthout distinguiu-se «pela sua apresentação programática para a realidade dos próximos anos, aliada a sólido curriculum e longa experiência de direção artística, gestão e programação de corpos artísticos», na justificação do júri (anexa).

Para o Ministro da Cultura, a realização de procedimentos internacionais de seleção para escolher as direções artísticas dos Teatros Nacionais e da Companhia Nacional de Bailado constitui uma boa prática, fundamentada na separação entre as opções artísticas e as opções políticas dos Governos. 

Este primeiro concurso, aberto a 3 de fevereiro último, registou 22 candidaturas, sete oriundas de portugueses ou residentes em Portugal e 15 provenientes de diversos pontos do mundo.

Novos concursos para os Teatros Nacionais D. Maria II, São João e Companhia Nacional de Bailado serão oportunamente lançados, no termo dos mandatos de direção artística em vigor.

«É desejável que a política cultural seja protegida do gosto de quem, conjunturalmente, ocupa o lugar de ministro. É por isso que é importante que os diretores artísticos sejam escolhidos em concursos abertos e competitivos», declarou o Ministro. «O número de candidaturas, nacionais e internacionais, assim como a qualidade dos curricula e das propostas apresentadas a este concurso, confirma o acerto desta opção», realçou Pedro Adão e Silva. 
 
O processo de seleção que agora termina deve também o seu sucesso ao júri designado, constituído pela presidente do OPART, Conceição Amaral, pelo vogal do OPART Rui Morais, pelo administrador do Centro Cultural de Belém e curador Delfim Sardo, pelo antigo diretor do Teatro Nacional São João Nuno Carinhas e pelo musicólogo Rui Vieira Nery. A todos, em particular aos elementos externos ao OPART, o Ministro da Cultura agradece a disponibilidade e o empenho. 
  

Tags: cultura
Áreas:
Cultura