Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-06-09 às 13h02

Iniciativa de promoção turística Portugal 360 em São Paulo

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, participa, de 9 a 11 de junho, no maior evento de promoção do turismo no Brasil, o Portugal 360, que se realiza em São Paulo. Esta iniciativa, promovida pelo Turismo de Portugal, apresenta a riqueza e diversidade da oferta turística portuguesa, mostrando que Portugal é um bom destino não só para visitar, mas também para viver, estudar, filmar ou investir.
 
O Brasil é um dos mercados estratégicos para Portugal enquanto destino turístico e é atualmente o 6º emissor de turistas para o nosso país. Os mais recentes números são reveladores da sua importância e crescente recuperação. 

No primeiro trimestre de 2023, em comparação com período homólogo de 2019, as dormidas e os hóspedes ficaram apenas a 4% dos valores pré-pandémicos, mas assistimos a um incremento muito significativo das receitas, na ordem dos 42,5%. Também já se encontra estabelecida a capacidade aérea direta entre Portugal e o Brasil. 

Portugal é o destino número um dos brasileiros na Europa. Tendo em conta a sua grande dimensão enquanto emissor de turistas, as acessibilidades aéreas privilegiadas, a elevada despesa média e baixa sazonalidade, o Brasil continua a ser uma aposta estratégica para o turismo português, com enorme potencial de crescimento, tanto em termos de consumidor final, como no segmento empresarial. 

O Portugal 360 conta com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que vai participar em diferentes iniciativas que se realizam ao longo destes três dias.
 
Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, "o Brasil é um mercado estratégico para o turismo português. Dá resposta a três grandes desafios - turismo todo o ano, em todo o território e crescimento em valor, pois tem estadias longas e receita média alta. Este evento visa reforçar a notoriedade de Portugal como destino de excelência"
 
Serão três dias repletos de múltiplas atividades destinadas quer ao consumidor final, quer aos agentes e operadores turísticos brasileiros. Serão mais de 400 os agentes de viagem e operadores brasileiros que vão estar em contacto com empresas portuguesas e com as regiões de turismo de Portugal, em reuniões empresariais ou em sessões plenárias de capacitação. 

Os roteiros turísticos de Portugal e das suas diferentes regiões, serão aqui apresentados e muitos deles inspirados na literatura. O turismo literário estará em evidência neste evento, bem como, o enoturismo e a gastronomia, a qual estará representada por conceituados chefs portugueses.
 
A arte urbana, que hoje é um dos motivos de interesse em Portugal, estará presente com uma obra do artista Bordalo II.
 
Integrado na programação do Portugal 360 haverá ainda uma mostra de cinema português e uma apresentação da Portugal Film Commission para projetar o país como destino de filmagens e produções internacionais.
Tags: turismo, Brasil
Áreas:
Economia e Mar