Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-08 às 13h48

Governo reitera empenho na inclusão e melhoria de vida da comunidade cigana

No Dia Internacional do Cigano, o Governo reitera o seu empenho no trabalho pela inclusão e melhoria de vida destas comunidades. 

Num momento em que se faz a avaliação da primeira Estratégia Nacional para Integração das Comunidades Ciganas – cuja aplicação foi prorrogada para responder aos desafios nesta área - para assim melhor preparar uma nova estratégia, que entrará em vigor no segundo semestre deste ano – a prioridade do gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, com a tutela da Igualdade, é manter o combate ao abandono escolar precoce, que tem vindo a diminuir, de forma reiterada. 

Também têm sido promovidas medidas orientadas para o incentivo e apoio à frequência de todos os níveis de ensino, incluindo o universitário, como são exemplo os muitos jovens que assumem a sua pertença a uma comunidade rica e diversa, tantas vezes vítima de preconceito e xenofobia. 

É pela educação que também se faz a inclusão, mas sem nunca perder de vista dimensões como a do emprego e da saúde, para proporcionar a estes cidadãos portugueses uma qualidade de vida digna e o objetivo de pleno exercício da cidadania.
Tags: igualdade