Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-06-14 às 14h57

Governo reforça rede nacional de apoio à integração de migrantes com abertura do 150.º centro local

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, com a  tutela das Migrações, inaugurou esta terça-feira de manhã o 150.º Centro Local de Apoio  à Integração de Migrantes (CLAIM), em Mangualde, numa parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Mangualde e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Com a inauguração de hoje, o Governo dá mais um passo na estratégia de aumentar a cobertura da Rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (Rede CLAIM): a Rede CLAIM tinha em 2016 cerca de 60 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes e, desde então, mais do que duplicou de tamanho, contando a partir de hoje com 150 centros de apoio à integração. Este caminho tem sido uma aposta constante nos últimos anos, estando enquadrada na estratégia do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global para as Migrações e das políticas públicas assumidas em prol da integração.

Ana Catarina Mendes, na assinatura do protocolo em Mangualde, referiu que esta «não é apenas a assinatura de um protocolo importante. É dar corpo a uma política pública de integração de migrantes». 

O papel do Estado, defendeu a Ministra com a tutela das Migrações, «é o de ser um facilitador de políticas públicas a implementar a nível local em parceria com autarquias, instituições do Ensino Superior e da sociedade civil».  «Não há um ‘nós’ e os ‘outros’, há um todos nós», sublinhou.

A aposta no aumento da Rede CLAIM, não só em número, mas também na abrangência geográfica destes centros de apoio aos migrantes, tem permitido aumentar de forma muito significativa o total de atendimentos prestados pela Rede ao  longo dos anos mais recentes: se em 2016 a Rede respondeu a cerca de 52 mil pedidos, em 2018 esse número superou pela primeira vez os 100 mil atendimentos e, em 2021, superou os 140 mil atendimentos.

Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento que têm como missão apoiar e informar sobre todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a integração nos territórios. 

Desde o início do ano, entraram já em funcionamento os CLAIM de Alpiarça, Esposende, Covilhã-Mutualista, Elvas, Instituto Politécnico do Porto, Nelas, Universidade Lusófona (Lisboa), Idanha-a-Nova, Cantanhede e, agora, também de Mangualde. Nos próximos meses, o Governo em conjunto com o ACM continuarão a procurar intensificar a articulação com parceiros locais tendo em vista o alargamento da rede, estando previsto que até ao final do ano se inaugurem pelo menos mais seis CLAIM.

Leia o comunicado na íntegra

Tags: imigração