Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-07-19 às 15h15

Governo reforça acolhimento para vítimas de violência doméstica com mais 55 vagas

O Governo avançou com o reforço da rede de acolhimento de vítimas de violência doméstica com mais 55 vagas. Este alargamento da rede surge no quadro da ação prioritária de fortalecimento das medidas de prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica.
 
O aumento da rede agora anunciado resultou de um esforço conjunto da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que levou ao aumento da capacidade de acolhimento de vítimas de violência doméstica na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica em 25 vagas de acolhimento de emergência, no distrito de Braga, e de 30 vagas em casa abrigo no distrito de Bragança.
 
No distrito de Braga, será criado um Centro Temporário para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, com capacidade para 25 vagas, cuja abertura ocorrerá a 1 de agosto. No distrito de Bragança, a unidade já se encontra em funcionamento.
 
«Este investimento constitui um esforço coletivo no robustecimento e no reforço da rede de respostas para as vítimas de violência doméstica, procurando ir cada vez mais ao encontro das reais necessidades das vítimas no momento do seu acolhimento e período de permanência na resposta, constituindo esta área uma aposta prioritária para este governo», afirmaram as Secretárias de Estado. 
 
Com este alargamento, as vagas de emergência para vítimas de violência doméstica a nível nacional crescem 10% e as vagas em casas de abrigo passam de 611 para 641.