Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-10-17 às 16h16

Governo escolhe Sandra Araújo para coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030

Sandra Araújo é a pessoa indicada pelo Governo para assumir a coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (ENCP) 2021-2030. 

A Estratégia aprovada, que define seis eixos estratégicos de atuação, promove uma abordagem multidimensional e transversal de articulação das políticas públicas para a erradicação da pobreza.

A Coordenação da ENCP 2021-2030 terá um papel fundamental para garantir a definição e implementação de planos de ação, com âmbito temporal 2022-2025 e 2026-2030, a articulação entre as diferentes entidades envolvidas e a orientação para os indicadores e metas a atingir até 2030.

Sandra Araújo é licenciada em Serviço Social pelo Instituto de Serviço Social do Porto (1992), com uma Pós-Graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos pela Universidade Católica (2007).

Iniciou a sua carreira técnica em 1992 no Projeto de Luta Contra a Pobreza, no Centro Histórico de Gaia. Em 1994 ingressou na Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN Portugal), e integrou o Projeto GIIF (Iniciativa Comunitária Horizon) exercendo funções nas áreas da informação e formação. 

Desde 2006 exerce o cargo de diretora executiva da Instituição, com desenvolvimento de atividades no âmbito do combate à pobreza e às desigualdades sociais; à análise e leitura política das medidas e programas nacionais e europeus; à coordenação e gestão de projetos de dimensão nacional e internacional e à gestão de recursos humanos.

Coordena a atividade dos Observatórios da EAPN Portugal: Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza e o Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa. Representa a EAPN Portugal no Comité Executivo da EAPN Europa. 

É subdiretora da Revista Focussocial, revista especializada de Economia Social. É membro do Editorial Board do Public Policy Portuguese Journal e da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas, da Universidade de Évora e Membro do Conselho Superior do ProChild CoLAB.

Tags: pobreza