Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-13 às 16h21

Governo apresenta nova edição do Guia Fiscal do Interior

O Governo apresentou hoje o novo Guia Fiscal do Interior, um documento que sistematiza os benefícios fiscais em vigor nos territórios do Interior. Este guia facilita o acesso à informação por parte de cidadãos e empresas. 

O Guia Fiscal do Interior de 2023 é elaborado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, em articulação com a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais e com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, e demonstra o reforço dos benefícios face à edição anterior, lançada em 2020. 

Neste guia, disponível no Portal do Governo, pode ser encontrada informação sobre: 
  • incentivos dados a estudantes inscritos em Instituições de Ensino localizadas no Interior (através da contabilização das rendas como despesas de educação e da majoração dos gastos em educação); 
  • benefícios às famílias que transfiram residência permanente para o Interior (através de um aumento do limite das deduções em IRS durante 3 anos); 
  • incentivos às micro, pequenas ou médias empresas (PME) ou empresas de pequena-média capitalização (Small Mid Cap) do Interior (através de uma taxa reduzida de IRC - 12,5% para os primeiros 50 000 euros de matéria coletável, e da possibilidade de considerar 120% dos encargos correspondentes à criação líquida de postos de trabalho); 
  • regime fiscal de apoio ao investimento; 
  • benefícios fiscais contratuais ao investimento produtivo; 
  • benefícios fiscais à silvicultura (através de isenções de IMT e IMI para imóveis localizados em áreas florestais e majoração dos gastos, em IRC e IRS, com manutenção e defesa da floresta).
O Guia Fiscal do Interior foi hoje apresentado no Regia Douro Park, em Vila Real, pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e representa uma evidência da orientação política, no plano fiscal, que o Governo tem vindo a adotar com o objetivo de apoiar os territórios do Interior na captação de mais investimento, no desenvolvimento do seu tecido empresarial e no reforço da sua capacidade de atração de famílias. 

De acordo com os últimos dados disponíveis, a título de exemplo, em 2021 (último ano completo para o qual há dados), beneficiaram da taxa reduzida de IRC para PME com direção efetiva no Interior cerca de 30 000 entidades. 

A despesa fiscal com os benefícios fiscais concedidos às famílias e empresas dos territórios do Interior ascende a cerca de 40 milhões de euros. 

«Um enquadramento fiscal adequado tem um potencial significativo de fomentar o desenvolvimento e a criação de riqueza nos territórios do Interior. 

É por isso que o Governo tem vindo a orientar a política fiscal para apoiar estas regiões na captação de mais investimento, no desenvolvimento do seu tecido empresarial e no reforço da sua capacidade de atração de famílias», disse o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix. 

Para a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, «o guia hoje apresentado constitui uma ferramenta de grande utilidade para a promoção da coesão territorial», acrescentando que «as políticas fiscais diferenciadas assumem um papel fundamental, pelo seu significativo potencial de tornarem os territórios do interior mais atrativos para residir e trabalhar».