1. Medida enquadra-se no processo de valorização, capacitação e rejuvenescimento dos recursos humanos na Administração Pública.
2. GNR, PSP, ANEPC, ANSR, IGAI e SGMAI podem recrutar 300 elementos, 125 através do concurso centralizado para bolsa de recrutamento comum a outras áreas públicas.
3. Técnicos superiores e de informática, assim como médicos e enfermeiros, também serão admitidos em concursos adicionais pela GNR, ANEPC e ANSR, num total de 175 civis para funções especializadas.
ÓRGÃOS E SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA PODEM ADMITIR 300 CIVIS
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública foram autorizadas a recrutar um total de 193 trabalhadores civis, permitindo transferir para funções operacionais um elevado número de militares e polícias agora afetos a funções não operacionais.
Globalmente, serão 300 os funcionários civis a admitir por várias entidades tuteladas pelo Ministério da Administração Interna: a GNR, a PSP, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Esse recrutamento de 300 civis será possível por duas vias: 125 através do já previsto procedimento concursal centralizado (inicialmente com 1.000 vagas e agora com 1.200 previstas) e 175 em concursos adicionais para funções especializadas – nomeadamente médicos, enfermeiros e informáticos.