Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-02-29 às 17h41

Curso de formação Membros de Mesa - Voto Antecipado em Mobilidade

1. Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna tem a competência legal para formar agentes eleitorais. 

2. Formação de agentes eleitorais é crucial para preservar a integridade do processo democrático e garantir maior eficiência na realização das eleições. 

3. Curso de formação de Membros de Mesa - Voto Antecipado em Mobilidade está disponível na plataforma NAU 

CURSO DE FORMAÇÃO DISPONÍVEL DESDE 28 DE FEVEREIRO

A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) disponibiliza, desde o dia 28 de fevereiro de 2024, um curso de formação online para todos os eleitores que pretendam exercer a função de membro de mesa no dia do Voto Antecipado em Mobilidade.

O curso, com o título "Membros de mesa – Voto antecipado em mobilidade", está disponível em https://www.nau.edu.pt/pt/curso/membros-de-mesa-voto-antecipado-em-mobilidade.

O curso é recomendado para todos os agentes eleitorais que se encontram nomeados para as mais de 1.200 mesas de voto antecipado que irão ser constituídas em todos os concelhos, no próximo dia 3 de março. 

Para obterem o certificado de aprovação no curso, os cidadãos devem obter uma avaliação igual ou superior a 75% no conjunto das respostas às perguntas apresentadas no final do curso. 

A formação dos agentes eleitorais é uma competência da Administração Eleitoral da SGMAI, de acordo com a Lei que regula a criação da Bolsa de Agentes Eleitorais. 

A Bolsa de agentes eleitorais tem um total de 3.753 cidadãos inscritos. 

A formação de agentes eleitorais tem um papel crucial na preservação da integridade do processo eleitoral e democrático para garantir que as eleições são realizadas de uma forma mais eficiente.