Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-04-27 às 14h03

«Cultura que somos» a Sul com percurso dedicado ao desenvolvimento local

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, realiza no próximo dia 28 de abril, mais um percurso dedicado à «Cultura que somos», com o objetivo de conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa.
 
Este percurso incide sobre projetos apoiados pelo Ministério da Cultura, que estimulam o desenvolvimento local nas regiões onde se inserem, contribuindo para a sua visibilidade, para a criação de emprego e afirmação da identidade regional.
 
Durante este périplo, Pedro Adão e Silva visitará várias entidades apoiadas no âmbito do Programa de Apoios Sustentados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), entre elas o Futurama - Ecossistema Cultural e artístico do Baixo Alentejo, e os projetos artísticos «Cultivamos Cultura» e «Lavrar o Mar».
 
O Ministro destaca «a importância da cultura como fator de desenvolvimento dos territórios e de transformação da sua identidade. Nos territórios de baixa densidade, a cultura é também uma forma poderosa para o envolvimento comunitário dos jovens».

Pedro Adão e Silva acrescenta ainda que a cultura «é um elo de proximidade e cabe ao Ministro da Cultura conhecer a produção artística e cultural que se faz no País».
 
Sobre os percursos «Cultura que Somos»
 
A iniciativa «Cultura que somos» começou a 20 de setembro de 2022, no distrito de Lisboa, dedicada à Cultura Urbana. Em outubro, o mesmo tema levou o Ministro da Cultura a quatro concelhos do norte do País: Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães. 

A Inclusão, que é o segundo tema em foco nestes percursos, teve uma primeira edição a 22 de novembro em Lisboa, Leiria e Coimbra, e uma segunda edição a 18 e 19 de janeiro nos concelhos de Porto e Esposende. No mês de março, a iniciativa passou pela Região Autónoma da Madeira, num percurso dedicado a vários projetos culturais no contexto de insularidade.
 
Pensados numa lógica de cobertura territorial, os percursos do Ministério da Cultura organizam-se com base temática, podendo decorrer em dias consecutivos ou alternados.

O objetivo é fomentar a proximidade e o diálogo, no terreno, com pessoas e entidades ativas no contexto da cultura e das artes.

A diversidade é um conceito orientador do programa, que contempla agentes culturais, estruturas e criadores de diversas expressões, vocacionados para diferentes públicos.

Estes percursos são também uma forma de valorizar e incentivar a participação cidadã na dinâmica cultural do País.

Os próximos percursos incidirão sobre os seguintes temas:
 
- Comunicação Social Regional e Local
- Arte contemporânea em rede
- Indústrias Criativas
- Cineclubes
 

Áreas:
Cultura