Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-10-20 às 14h48

Criação da carreira de técnico auxiliar de saúde entra na fase final

1. Compromisso assumido no Programa do XXIII Governo Constitucional vai ser agora concretizado. 

2. Criação da carreira representa o reconhecimento da especificidade e exigência das funções desempenhadas pelos técnicos auxiliares de saúde.

O Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, reuniu esta sexta-feira, dia 20 de outubro, com as estruturas representativas dos técnicos auxiliares de saúde para finalizar as negociações relativas à criação da nova carreira destes profissionais, que está agora na fase final, com a última ronda negocial marcada para o próximo dia 6 de novembro. 

O estudo de impacto foi publicado, em Separata do Boletim do trabalho e Emprego, no passado mês de maio, tendo igualmente sido submetido a apreciação pública o respetivo projeto de diploma, num projeto participado e que permitiu receber centenas de pronuncias. 

No quadro das negociações em curso, o Governo tem mantido rondas negociais regulares com as associações sindicais representativas dos trabalhadores para desenhar o regime legal da carreira especial de técnico auxiliar de saúde e o regime legal da carreira de técnico auxiliar de saúde, com aplicação nas entidades integradas no Serviço Nacional de Saúde. 

 As novas carreiras valorizam de forma inequívoca o papel destes trabalhadores no funcionamento dos serviços de saúde e na prestação de cuidados de saúde à população. A criação da carreira representa também o reconhecimento, por parte do Governo, da especificidade e exigência das funções desempenhadas por estes profissionais no apoio ao processo complexo, e muitas vezes imprevisível, que caracteriza a atividade que diariamente é desenvolvida nos serviços e estabelecimentos de saúde. Esta resposta requer o contributo de todos os elementos que integram as diversas equipas multidisciplinares, nas quais se revela essencial o papel dos técnicos auxiliares de saúde.

O Ministério da Saúde saúda nesta ocasião o trabalho, empenho e cooperação de todos os interlocutores neste processo, na certeza de que só a valorização dos profissionais permitirá a requalificação do Serviço Nacional de Saúde e prosseguir o trabalho de mais e melhor acesso à saúde para todos os portugueses.
Áreas:
Saúde