Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-12-15 às 15h17

Contrato para compra de Equipamentos de Proteção dos Bombeiros de 6 milhões

1. Ministro da Administração Interna participou na assinatura de contratos, financiados pelo PRR, para adquirir capacetes, botas, luvas e fatos para os bombeiros.

2. Contratos permitem comprar cerca de 12 mil equipamentos completos para serem distribuídos por corporações de todo o país.

3. José Luís Carneiro participou no arranque do projeto-piloto de formação de Suporte Básico de Vida numa escola de Mangualde e direcionado a alunos de 10.º ano.

ANEPC diagnosticará as necessidades de equipamentos das corporações

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, participou esta manhã na cerimónia de assinatura de contratos de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, no valor de 6,2 milhões de euros, com recurso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estes contratos, assinados nos Bombeiros Voluntários de Mangualde, vão permitir adquirir cerca 12 mil equipamentos complet o s, entre outros, capacetes, fatos, botas e luvas, para serem distribuídos por corporações de todo o país e, como sublinhou o titular da Administração Interna, "consoante as necessidades operacionais diagnosticadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Será a ANEPC a adquirir os referidos equipamentos.

José Luís Carneiro participou também na cerimónia de arranque do projeto piloto de formação em Suporte Básico de Vida direcionado aos alunos do 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

O projeto piloto de formação em Suporte Básico de Vida resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Mangualde e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mangualde (entidade formadora certificada), com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A formação terá uma duração de 7 horas, com componente prática e teórica. Prevê-se que abranja 158 alunos daquele agrupamento de escolas. Pretende se com este projeto preparar os formandos com os conhecimentos, as competências e as técnicas necessárias que lhes permitam prestar a primeira assistência em Suporte Básico de Vida com Desfribilhação Automática Externa, criando condições para que se tornem mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem os rodeia.

"Trata-se de competências muito importantes para a autoproteção dos jovens e uma forma de estes jovens também partilharem com as suas famílias, amigos e vizinhos, tornando as comunidades locais mais capacitadas para os riscos coletivos", afirmou o Ministro da Administração Interna, que desejou que o projeto se replique pelo país como uma "bola de neve".