Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-10-20 às 18h20

Comunicado conjunto de Portugal, Espanha e França sobre acordo para Corredor de Energia Verde

O Presidente da República de França, Emmanuel Macron, o Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, reuniram-se hoje em Bruxelas.

A sua conversa centrou-se na atual situação de segurança na Europa e na importância de acelerar a construção de interligações energéticas na União Europeia (UE), em particular as que ligam Portugal e Espanha à França e ao resto da Europa.
Concordaram que acelerar o desenvolvimento das interligações energéticas contribuirá para a conclusão do mercado energético da UE e reforçará a transição energética no âmbito do Green Deal, nomeadamente facilitando o acesso a fontes e rotas alternativas de energia para a Europa.

Neste contexto, os três líderes chegaram a acordo sobre quatro pontos relativos às interligações energéticas entre Portugal, Espanha e França:

1. Decidiram abandonar o projeto Midcat e, em vez disso, criar, de forma prioritária, um Corredor de Energia Verde ligando Portugal, Espanha e França à rede energética da UE.

2. A este respeito, concordaram:
a. concluir as futuras interligações de gás renovável "future-proof" entre Portugal e Espanha, nomeadamente ligando Celorico da Beira e Zamora (CelZa);
b. desenvolver um gasoduto marítimo ligando Barcelona e Marselha (BarMar) como a opção mais direta e eficiente de ligar a Península Ibérica à Europa Central;
c. estas infraestruturas de hidrogénio devem ser tecnicamente adaptadas ao transporte de outros gases renováveis, bem como de uma proporção limitada de gás natural como fonte temporária e transitória de energia.

3. No que diz respeito à eletricidade, manifestaram todo o seu apoio a que se acelerem os esforços para finalizar a nova ligação elétrica através do Golfo da Biscaia. Concordaram em identificar, avaliar e implementar novos projetos de interligação de eletricidade que liguem França e Espanha, a fim de alcançar uma Europa eletricamente conectada.

4. Os três Líderes concordaram em reunir-se novamente em Alicante no dia 9 de dezembro, para decidir sobre o calendário, fontes de financiamento e questões de custos relacionados com a implementação da componente BarMar do Corredor de Energia Verde entre Portugal, Espanha e França. Os respetivos Ministros da Energia iniciarão imediatamente os trabalhos preparatórios sobre estas questões, bem como sobre o reforço das interligações elétricas entre Espanha e França. Trabalharão em estreita colaboração com a Comissão Europeia.