Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-13 às 19h11

Comemorações do 50.º aniversário da independência da Guiné-Bissau: MNE em visita bilateral

1. Reunião com o homólogo e audiências com PR e PM guineenses no primeiro dia da visita;

2. As relações económicas e a cooperação em áreas como a saúde ou educação marcam também a agenda;

3. Comemorações oficias do cinquentenário da Declaração de Independência da Guiné-Bissau decorrem na quinta-feira.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, estará a partir desta terça-feira na Guiné-Bissau, por ocasião das comemorações do cinquentenário da Declaração de Independência do país.

Esta terça-feira à tarde, na antevéspera das celebrações oficiais, o chefe da diplomacia portuguesa reúne-se com o homólogo Carlos Pinto Pereira, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, para debaterem, entre outros assuntos, as relações bilaterais Portugal/Guiné Bissau, os principais temas da agenda regional e internacional e a aposta no aprofundamento da integração e cooperação no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que a Guiné-Bissau assumirá a Presidência em 2025. Após a reunião com o homólogo, o MNE português manterá audiências de cortesia com o Presidente da República e com o Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau.

No âmbito da deslocação, o Ministro João Gomes Cravinho tem ainda agendadas várias reuniões de trabalho, bem como visitas, na quarta-feira, ao terreno da futura Escola Portuguesa de Bissau e ao Hospital Simão Mendes.

Da agenda de trabalho fazem igualmente parte o lançamento do Guia de Investimento para a Guiné-Bissau, criado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal - Guiné-Bissau, tal como uma visita à Faculdade de Direito de Bissau e ao Instituto Nacional do Estudos e Pesquisa.

As celebrações do 50.º aniversário da independência da Guiné-Bissau começam na quarta-feira à noite, com um jantar oficial, decorrendo as atividades comemorativas na quinta-feira, nas quais o MNE português participa.