Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-10-10 às 11h29

Cheias na Venezuela - Equipa consular no terreno para prestar todo o apoio à comunidade portuguesa em Tejerías

O Governo acompanha, desde o primeiro momento, com especial atenção, a situação ocorrida em Tejerías, estado de Arágua, estando já no local uma equipa consular para auxiliar os cerca de 300 membros da comunidade lusa que possam necessitar de apoio.

Além da equipa no terreno, a Embaixada e Consulados na Venezuela estão a acompanhar a situação em permanência e a tentar contactar os membros da comunidade portuguesa naquela localidade. Também o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, parte esta terça-feira para a Venezuela para uma deslocação que permitirá acompanhar em proximidade a situação relativa à comunidade portuguesa.

As fortes chuvas que ocorreram na noite de sábado para domingo provocaram enorme destruição nas localidades afetadas por estas condições meteorológicas muito adversas, tendo também causado vítimas mortais, que o Governo lamenta, manifestando o seu pesar e solidariedade às suas famílias e amigos, bem como às autoridades venezuelanas e a toda a população.

As enxurradas deste fim de semana arrastaram pessoas e bens, estando as operações de resgate, alojamento e limpeza a ocorrer, condicionadas pelas dificuldades de comunicação existentes, nomeadamente devido ao corte de eletricidade.