Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-11-16 às 18h32

Centro para a Economia Social vai formar 13 mil pessoas nos próximos 2 anos

1. Atividades formativas tiveram hoje início na Guarda e serão alargadas a todo o país em formato presencial e online.

2. Centro para a Economia e Inovação Social tem como objetivo capacitar trabalhadores para o setor social.

As atividades formativas do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS) tiveram início esta quinta-feira, na Guarda, com as primeiras ações de formação de trabalhadores para o setor social.

Nas próximas semanas vão ser lançados também os primeiros cursos de formação para dirigentes e quadros técnicos de instituições da economia social. E em dezembro terá início a formação executiva em contratação pública para estas organizações.

A formação a ministrar através do CEIS deverá chegar a 13 mil pessoas nos próximos dois anos, em ações a desenvolver em todo o país (em formato presencial e online), com o objetivo de capacitar as entidades da economia social, através da qualificação e requalificação de trabalhadores e respetivos dirigentes e gestores.

O CEIS é um centro protocolar de âmbito ibérico, que resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a Confederação Portuguesa de Economia Social, o Centro de Estudos Ibéricos e o Instituto da Segurança Social, bem como entidades congéneres de Espanha.

Tem sede na Guarda, cidade onde foi lançado, em abril do corrente ano, em cerimónia presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela homóloga do Governo de Espanha, Yolanda Díaz.