Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-05-16 às 17h52

Centro Hospitalar Gaia/Espinho inaugura Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce

A nova Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (EPCTU) do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) será inaugurada manhã, quarta-feira, dia 17 de maio, numa cerimónia com a intervenção da Secretária de Estado da Saúde, Margarida Tavares, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A sessão de inauguração tem início pelas 12h00, e inclui um momento de descerramento da placa de inauguração da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce (EPCTU), uma visita às instalações da nova infraestrutura e a apresentação do projeto.     

A nova Unidade do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) - Early Phase Clinical Trials Unit (EPCTU) é um projeto liderado pelo CHVNG/E, em parceria com a empresa BlueClinical e apoiado pelas instituições de saúde do Centro Académico Clínico Egas Moniz.

A EPCTU conta com uma área de internamento, consultórios, laboratório, farmácia e equipa de profissionais dedicados, cujo objetivo é conduzir ensaios clínicos de fase precoce das seguintes tipologias: i) estudos de farmacocinética e farmacodinâmica em populações especiais (i.e., insuficientes renais/hepáticos); ii) estudos de prova de conceito em doentes, em qualquer área terapêutica; iii) estudos terapêuticos em doentes, first-in-human, na área da oncologia. 

Trata-se da primeira estrutura no Serviço Nacional de Saúde (SNS) totalmente dedicada à realização deste tipo de ensaios clínicos.

Este é um momento importante para a área governativa da ciência, tecnologia ensino superior, na prossecução e desenvolvimento dos centros académicos clínicos, e no incremento às atividades nas áreas da investigação clínica e de translação (IC&T) e inovação biomédica, contribuindo para a otimização do potencial clínico, científico e tecnológico de Portugal.