Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-09-30 às 16h07

Arte em São Bento 2023 - Coleção Manuel de Brito na Residência Oficial do Primeiro-Ministro

1. Primeiro-Ministro inaugura Arte em São Bento 2023 na próxima semana. 

2. A Residência Oficial do Primeiro-Ministro acolhe 40 obras de 33 artistas portugueses da Coleção Manuel de Brito, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues. 

3. No dia 5 de outubro, a Residência Oficial estará aberta ao público para visitas, entre as 15h00 e as 19h00, com entrada livre.

A partir de outubro de 2023, a Residência Oficial apresenta uma seleção de 40 obras de 33 artistas portugueses provenientes da Coleção Manuel de Brito, com curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues. 

Composta por mais de 2.000 obras de artistas nacionais e estrangeiros, a Coleção Manuel de Brito constitui um dos mais relevantes acervos privados de arte portuguesa do século XX. Esta coleção começou a ser constituída na década de 1960 por Manuel de Brito (1928-2005), galerista e figura fundamental da cultura nacional, tendo fundado a mais antiga galeria em atividade em Lisboa, a Galeria 111, que no próximo ano celebra 60 anos. 

A Residência Oficial do Primeiro-Ministro, no Palacete de São Bento, acolhe, todos os anos, uma seleção de obras de artistas portugueses pertencentes a uma coleção de arte contemporânea. 

A iniciativa Arte em São Bento foi criada em 2017 com o intuito de promover e valorizar a criação e produção artística nacional e potenciar a divulgação dos artistas, criadores e coleções que contribuem para a dinamização da arte contemporânea portuguesa e a respetiva fruição no território nacional.

Nas edições anteriores da Arte em São Bento, a Residência Oficial acolheu a Coleção Serralves (2017), a Coleção António Cachola/Museu de Arte Contemporânea de Elvas (2018), a Coleção Norlinda e José Lima (2019), a Coleção Figueiredo Ribeiro (2020), a Coleção AA, de Ana Cristina e António Albertino Santos (2021) e a Coleção Peter Meeker, de Pedro Álvares Ribeiro (2022).

A Residência Oficial é um espaço de representação e de soberania política, onde cada área tem uma funcionalidade específica. Neste contexto, a arte proporciona ao visitante uma experiência distinta de uma exposição num espaço museológico ou numa galeria. O estilo arquitetónico do palacete e o mobiliário existente constituem desafios a que os curadores têm sabido responder, sem reduzir as obras de arte a uma função meramente decorativa.

A inauguração da Arte em São Bento 2023 – Coleção Manuel de Brito terá lugar na quarta-feira, dia 4 de outubro de 2023, às 17h00. 

A Residência Oficial estará aberta ao público para visitas à exposição no dia 5 de outubro, entre as 15h00 e as 19h00, com entrada livre. 

Até setembro de 2024, a Arte em São Bento – Coleção Manuel de Brito poderá ser visitada no primeiro domingo de cada mês.

Artistas 

Ana Pérez-Quiroga
Ana Vidigal
António Dacosta
António Palolo
Bruno Pacheco
Diogo Evangelista
Eduardo Batarda 
Eduardo Luiz
Eduardo Nery
Fátima Mendonça
Helena Almeida
João Hogan
João Leonardo
João Queiroz
Joaquim Rodrigo
Jorge Santos
José Escada
Júlio Pomar
Lourdes Castro
Manuel Baptista
Maria Helena Vieira da Silva
Menez
Nikias Skapinakis
Noronha da Costa
Paula Rego
Pedro Gomes
Pedro Paixão
Pedro Vaz
Rodrigo Oliveira
Rui Chafes
Rui Sanches
Samuel Rama
Urbano