Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2023-10-18 às 16h54

Arrancam hoje obras para reabilitar Pousada de Juventude de Portalegre

1. Movijovem vai investir mais de meio milhão de euros para reabilitar e dotar a Pousada de Juventude de Portalegre de mais serviços, nomeadamente, o alojamento de estudantes do ensino superior.

2. A obra, com um prazo de execução de cinco meses, irá dotar a infraestrutura de 12 quartos, num total de 42 camas.

3. Com a reabertura desta Pousada, encerrada desde 2012, é garantida a presença da rede de Pousadas de Juventude, atualmente com 43 unidades, em todos os distritos de Portugal continental.

INVESTIMENTO DE MAIS DE MEIO MILHÃO DE EUROS

Arrancam hoje, dia 18 de outubro, as obras de reabilitação da Pousada de Juventude de Portalegre, que representam um investimento de mais de meio milhão de euros da parte da Movijovem, para dotar esta unidade de mais serviços. 

A obra, com um prazo de execução de cinco meses, irá dotar a infraestrutura de 12 quartos, num total de 42 camas, distribuídos por 7 quartos múltiplos, 4 quartos duplos e 1 quarto duplo adaptado a pessoas com mobilidade condicionada. A renovada infraestrutura irá dispor ainda de copa, cozinha de alberguista e espaços funcionais e de lazer. 

O projeto prevê o desenvolvimento de uma unidade moderna, sustentável, digital, social, acessível e inclusiva. A reabilitação profunda desta Pousada irá permitir à Movijovem devolver as condições de segurança, conforto e salubridade desta infraestrutura, munindo-a de mais valências. 

Um dos objetivos desta reabilitação é disponibilizar alojamento a estudantes do ensino superior, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que procura apoiar jovens que ingressam no ensino superior, existindo um acordo prévio com o Instituto Politécnico de Portalegre. 

 O Governo, através da Movijovem, ao reabrir esta Pousada encerrada desde 2012, irá garantir a presença da rede de Pousadas de Juventude, atualmente com 43 unidades, em todos os distritos de Portugal continental. O distrito de Portalegre, no Alto Alentejo, não dispunha de nenhuma estrutura ativa no seu território.