Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2024-03-25 às 8h21

ANDA tem 13 mil pré-inscritos e 2500 já resgataram vouchers. Novo Cartão Jovem conta com 30 mil utilizadores

1. O novo Cartão Jovem é gratuito, generalizado e digital. 

2. Com o ANDA, os jovens podem viajar durante 7 dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir 6 noites na rede de Pousadas de Juventude, de forma gratuita.

O novo Cartão Jovem, gratuito, generalizado e digital, já tem 30 mil utilizadores e o programa ANDA Conhecer Portugal já conta com mais de 13.000 jovens pré-inscritos para conhecerem Portugal de comboio e dormirem nas Pousadas de Juventude. 

O Cartão Jovem oferece um novo paradigma com mais vantagens, também direcionadas para diferentes grupos etários (12/17 anos, 18/23 anos, e 24/30 anos), através da sua gratuitidade, generalização e digitalização. 

Permite ainda dar a conhecer entidades parceiras do Cartão Jovem, como o comércio local, e fomentar a criação de espaços para uma maior participação cívica. 

 A iniciativa da Movijovem que, em parceria com a CP - Comboios de Portugal, permitirá aos jovens que terminam ou tenham terminado o 12.º ano entre 2023 e 2025 conhecer Portugal através das Pousadas de Juventude e de viagens de comboio, já teve 2500 jovens a confirmarem a sua inscrição e a resgatarem os vouchers de utilização. 

Através do ANDA Conhecer Portugal, os jovens podem viajar durante 7 dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir 6 noites na rede de Pousadas de Juventude. Tudo de forma gratuita, para incentivar que esta seja uma ação que abranja todos os jovens que terminem o ensino secundário, mitigando as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial. 

Esta iniciativa tem um orçamento a rondar os 4 milhões de euros para este ano de 2024, e está prevista para os anos letivos desde 2022/23 a 2024/25. 

As duas medidas materializam a revitalização de modelos que, embora de reconhecido sucesso, como eram o Cartão Jovem e o Intra Rail, precisavam de novos objetivos e diferentes dinâmicas.
Tags: juventude