Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2022-09-10 às 9h26

Agência de notação financeira Standard & Poor’s melhora rating da dívida portuguesa para nível mais elevado desde 2011

A agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) melhorou esta sexta-feira [dia 9 de setembro] o rating que atribui ao risco da dívida da República Portuguesa para BBB+, apenas um nível abaixo dos patamares de nível A, e o nível mais elevado que a agência atribui a Portugal desde março de 2011.

Esta foi a segunda melhoria do rating da República deste ano, depois de a DBRS ter também melhorado a notação financeira de Portugal para nível A (low) há duas semanas, o que colocou o país num grupo de investimento de ainda maior qualidade.

Num momento de elevada incerteza global, a decisão da S&P sublinha a confiança internacional que Portugal continua a conquistar com a estratégia financeira do Governo na gestão das contas e políticas públicas.

Segundo a agência de notação financeira, a melhoria do rating está fundamentada pela solidez da estratégia orçamental, pelo forte crescimento da economia portuguesa, pela resiliência do mercado de trabalho e pelas perspetivas de subida do investimento até 2027.

A S&P prevê que o ritmo de descida do peso dívida pública portuguesa no PIB seja mais acelerado do que o dos pares e sublinha a forte recuperação económica registada em 2021 e em 2022. O abrandamento antecipado para a segunda metade de 2022 será contrariado pelo reforço do investimento, apoiado pelos fundos europeus.

A S&P sublinha ainda a vantagem de o País beneficiar de um quadro de forte estabilidade política, o que confere segurança na implementação da estratégia orçamental e das reformas estruturais definidas pelo Governo. A agência de notação de risco salienta ainda pela positiva a eficácia das políticas públicas nacionais.

Esta decisão representa «a melhoria da credibilidade da nossa dívida, é uma melhoria para uma situação que já não acontecia há mais de 10 anos», afirmou Fernando Medina, o Ministro das Finanças, em declarações à margem da reunião informal de Ministros das Finanças da União Europeia, que decorre em Praga.

«Esta é uma boa notícia para as famílias, uma boa notícia para as empresas, uma boa notícia para o País. E é também o reconhecimento de que a estratégia que o Governo tem seguido é tão importante» para Portugal, frisou Fernando Medina, referindo que as melhorias de rating se traduzem em poupanças nas despesas com juros suportados pelo Estado, mas também pelas empresas e pelas famílias.

«A redução da dívida pública é uma estratégia essencial para podermos assegurar melhores condições de competitividade para as nossas empresas, mas, acima de tudo, melhores condições de vida para as nossas famílias para os nossos cidadãos, em momentos tão exigentes como aqueles que estamos a viver», acrescentou o Ministro das Finanças.
Tags: mercados, dívida
Áreas:
Finanças