Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-10-22 às 18h24

Administração Eleitoral lançou Portal do Eleitor 2.0

1. Nova versão do Portal do Eleitor concentra num único local a informação e os serviços disponibilizados ao cidadão em matéria de Administração Eleitoral e de Recenseamento.

2. O Portal euEleitor passa a ser uma área reservada no Portal do Eleitor e as suas funcionalidades permitem, por exemplo, obter a Certidão de Eleitor Eletrónica ou consultar as notificações da Administração Eleitoral no âmbito do Recenseamento.

O Ministério da Administração Interna, através da Administração Eleitoral-Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (AE-SGMAI), lançou a versão 2.0 do Portal do Eleitor, disponível em https://www.portaldoeleitor.pt.

O novo Portal do Eleitor, cuja versão anterior tinha sido criada em 2008, passa a concentrar toda a informação e os serviços disponibilizados aos cidadãos no âmbito do Recenseamento e da Administração Eleitoral.

Os serviços disponíveis ao cidadão no Portal euEleitor passam agora a ser uma área reservada no novo Portal do Eleitor.

Nessa área reservada do Portal do Eleitor há várias funcionalidades, que permitem, nomeadamente:
- Consultar os dados pessoais que constam no Cartão de Cidadão;
- Consultar a informação que consta na sua inscrição no Recenseamento Eleitoral, podendo em caso de erro solicitar a sua correção à AE-SGMAI;
- Alterar a morada de residência associada ao Cartão de Cidadão, através de serviço on-line disponibilizado em www.eportugal.gov.pt. O pedido de alteração, depois de confirmado, é transmitido a todas as entidades envolvidas – englobando a Autoridade Tributária, a Segurança Social e o SNS, além do Recenseamento Eleitoral – durante o ciclo de vida do Cartão de Cidadão;
- Obter a Certidão de Eleitor Eletrónica;
- Efetuar o cancelamento ou a inscrição no Recenseamento Eleitoral, para os eleitores residentes no estrangeiro (o recenseamento é voluntário no estrangeiro);
- Contactar a Administração Eleitoral, através de formulário pré-preenchido com os seus dados de contacto;
- Aderir à Bolsa de Agentes Eleitorais do seu Município (apenas para cidadãos com residência em Território Nacional);
- Consultar as notificações mensais enviadas pela AE-SGMAI, no âmbito do recenseamento eleitoral e das cartas contendo o material eleitoral para votar por via postal nas eleições legislativas.