Saltar para conteúdo

Comunicados

2023-07-23 às 11h13

A intensificação das relações económicas e adesão de Timor-Leste à ASEAN em destaque na deslocação do MNE a Jacarta, Díli e Manila

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, visita três países do Sudeste Asiático: Indonésia, que preside neste momento à ASEAN; Timor-Leste, acompanhando a visita oficial do Primeiro-Ministro ao país; e Filipinas, que recebe pela primeira vez um chefe da diplomacia portuguesa.

A deslocação arranca esta segunda-feira, na Indonésia. Em Jacarta, o MNE reúne-se com a sua homóloga Retno Marsudi, a primeira mulher a ocupar o cargo, com o objetivo de aproximar as relações entre os dois países e debater a adesão de Timor-Leste à ASEAN, a Associação de Nações do Sudeste Asiático, à qual a Indonésia preside neste momento. As relações económicas, tendo em conta a recente criação de uma Câmara de Comércio e as expetativas para uma missão empresarial, estarão igualmente no topo da agenda da reunião. Os dois ministros vão ainda debater questões da atualidade internacional, nomeadamente as consequências da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Na terça-feira, na capital Díli, inicia-se a visita oficial do Primeiro-Ministro, António Costa, em território timorense, que o MNE acompanha, estando agendadas reuniões com o Presidente da República, José Ramos Horta, com o Primeiro-Ministro, Xanana Gusmão, entre outras autoridades do país. A reunião do MNE com o homólogo Benedito Freitas decorrerá na manhã de quarta-feira.

Com uma forte componente associada à Língua e à Cultura, esta visita a Timor-Leste, um dos parceiros da CPLP, pretende aprofundar as relações entre os dois países, designadamente nos domínios económico, da mobilidade, desenvolvimento sustentável e nas respostas aos desafios globais.

No âmbito desta deslocação, o MNE estará ainda nas Filipinas, sendo a primeira vez que um chefe da diplomacia portuguesa se desloca àquele país para uma visita bilateral. As questões económicas, nomeadamente o potencial de cooperação nas energias renováveis,

serão um dos principais destaques da agenda. O Ministro João Gomes Cravinho reúne-se com o homólogo Enrique Manalo, na sexta-feira ao início da tarde, explorando a dimensão económica, bem como o papel das Filipinas como país coordenador do diálogo das relações UE-ASEAN.

O MNE manterá ainda encontros com o Presidente da Câmara de Comércio UE-Filipinas e com o chefe da delegação da União Europeia.

A chegada a Manila acontece na quinta-feira, estando prevista uma reunião com o Ministro da Energia, Raphael Lotilla, e um jantar que contará com vários membros do Governo filipino.